Areia para gatos: guia completo!

areia para gatos

Você já reparou que existem cada vez mais opções de areia para gatos? 

No meio de tantas possibilidades, como saber qual areia para gatos é a melhor? Essa é uma pergunta que provavelmente todo tutor de gato já fez.

A verdade é que não existe uma unanimidade. Inclusive, as areias higiênicas trazem propostas um pouco diferentes entre si.

Ainda assim, existem pontos que todo tutor espera de uma areia para gatos, como:

  • capacidade de absorção
  • relação custo x benefício
  • praticidade para limpar

Além disso, cada vez mais donos de bichanos valorizam as questões ecológicas que algumas areias higiênicas trazem.

Dito tudo isso, é hora de fazermos uma análise detalhada. Neste post você verá um comparativo entre as principais opções de areia para gatos! Assim, poderá tirar suas próprias conclusões. 

Vamos nessa? 

Antes de começar, uma curiosidade e 3 dicas rápidas sobre areia para gatos

Curiosidade

Não sei se você reparou, mas quando se fala em AREIA para gatos, o que menos existe no mercado são… areias. 

Isso mesmo!

Na realidade, as coisas foram evoluindo com o passar dos anos — ainda bem!

As areias costumavam deixar um odor forte, e por isso as opções atuais trazem outros tipos de materiais na sua composição: minerais, argilas, mandioca, madeira.

Interessante, não é?

3 dicas rápidas sobre adaptação

Como você sabe, os gatos podem estranhar um pouquinho as mudanças no seu ambiente. Por isso, toda troca de areia exige um período de adaptação. Isso é completamente natural.

Já que os bichanos são exigentes, também é válido levar em consideração que muitas vezes a melhor areia pode ser simplesmente aquela que o gato melhor se adaptou.

De todo modo, alguns pontos podem ajudar:

  1. Procure fazer trocas graduais de uma areia higiênica para outra. No início você pode misturar a areia antiga e a nova, pois assim seu bichinho vai se acostumando;
  2. No processo de adaptação, opte por comprar uma quantidade pequena do novo produto. Isso porque você nunca sabe com certeza como seu gato vai reagir;
  3. Algumas areias, como o granulado higiênico, funcionam melhor com uma caixa específica (neste caso, a caixa Furba). Ter a caixa certa também pode ajudar não apenas na adaptação do gato, mas também tornar a limpeza muito mais prática.

Bom, agora sim chegou a hora de avaliarmos as opções de areias para gatos disponíveis nas pet shops, veterinárias e agropecuárias!

Areia para gatos aglomerante

As areias para gato do tipo aglomerante são, muitas vezes, as opções mais simples. Por serem baratas e relativamente práticas, são a opção de muitos tutores de gatos.

Veja a seguir os tipos de produtos disponíveis entre as areias aglomerantes.

Bentonita

Areia para gatos bentonita

Apesar de ter a aparência de pedrinhas, a bentonita é na verdade um tipo de argila. Tem um bom custo-benefício, já que sua absorção é interessante e o preço é bem convidativo.

Ao entrar em contato com a urina do felino, a bentonita forma um torrão, que pode ser removido com facilidade.

O lado ruim desse tipo de areia é que, ao molhar ou umedecer, ela vai se tornando uma espécie de lama. A lama pode grudar nas patas dos bichinhos, por exemplo, além de exigir mais manutenção.

A bentonita normalmente está disponível nas lojas em versões de diferentes tamanhos de grãos: pequenos, médios e mistos (pequenos e médios misturados).

Também existem versões perfumadas, sendo que a liberação da fragrância só acontece quando as pedrinhas entram em contato com o líquido.

Pontos fortes:

  • Barata
  • Boa absorção

Pontos fracos:

  • Fica com um aspecto “melecado”, formando uma lama. 
  • Necessidade de levar a caixa do gato com maior frequência
  • Por grudar nas patas, pode espalhar sujeira pela casa

Argila

Toda bentonita é argila, mas nem toda argila é bentonita. Pegou?

Por isso, se você for optar por uma dessas areias mais baratas à base de argila, o ideal é preferir realmente aquelas de bentonita, pois são um pouco mais eficazes na eliminação dos odores.

O interessante da argila é a cor e cheiro natural de terra, o que costuma facilitar a adaptação dos gatos.

Pontos fortes:

  • Preço acessível
  • Costuma ter fácil adaptação dos gatos

Pontos fracos:

  • Menos eficaz na eliminação do odor
  • Assim como a bentonita, fica com um aspecto um pouco melecado
  • Necessidade de levar a caixa do gato com maior frequência
  • Por grudar nas patas, pode espalhar sujeira pela casa

Areia para gatos absorvente

Enquanto as areias aglomerantes costumam de destacar pelo preço, as areias para gato absorventes já focam mais na parte higiênica em si.

Costumam ser mais caras, porém podem durar um pouco mais. Para muitos tutores, a percepção de higiene também é um pouco maior.

As areias absorventes costumam ser produzidas com minerais, principalmente a sílica e a diatomita. Seu aspecto pode variar, mas normalmente são encontradas em formatos de cristais ou bolinhas.

Uma das vantagens é que a absorção acontece dentro da bolinha ou cristal, fazendo com que a caixa fique um pouco mais seca (apesar de deixar uma certa umidade). Então, nesse caso, se o dono do gato eventualmente demorar um pouco mais para fazer a higienização, a situação fica “menos pior”. Ainda assim, é recomendada a limpeza diária.

A necessidade de troca é um pouco menor, fazendo com que um pacote padrão (1,8 kg em média) possa durar até um mês em alguns casos.

O fato de não formar lama ajuda a deixar a casa mais limpa. Porém, infelizmente, as bolinhas também podem grudar nas patinhas dos felinos em muitos casos, espalhando a areia pelo local.

Sílica

Areia para gatos sílica

A aparência da sílica chama um pouco a atenção quando comparada a outras areias para gatos. São bolinhas ou microcristais bem claros, quase transparentes.

Tem gente que acha bonito, e tem gente que diz que lembra naftalina ou algum produto de limpeza. Mas acho que isso é o menos importante, né?

A sílica tem um poder de absorção maior do que as areias com base em argila. Aqui, o processo de limpeza é diferente. Ao invés de molhar por fora, a sílica vai absorvendo o líquido do xixi do gato internamente.

Então, o que acontece é que chega uma hora que os cristais ficam “cheios”, ou seja, ficam saturados de moléculas de água/xixi dentro deles. Essas bolinhas ou cristais mudam de cor e, assim, os donos podem ver quando está na hora de trocá-las.

Isso não significa que você possa “esquecer” a caixa lá e deixar um longo tempo sem limpar, até porque o cocô do gato deve ser retirado diariamente.

Como mencionamos anteriormente, aqui não tem lama sendo espalhada pela casa, mas as bolinhas podem sim grudar nas patas dos felinos. Isso pode ser um pouco desagradável, pois essas bolinhas se espalham e podem entrar até mesmo em fendas de sofás e cadeiras, por exemplo.

De qualquer maneira, o fato de exigir um pouco menos de manutenção faz com que a sílica seja uma boa opção para tutores que passam menos tempo em casa.

Um pouco de polêmica…

Existe uma discussão a respeito da areia de sílica. Algumas pessoas alegam que ela pode fazer mal aos gatos, pois a sílica é um composto químico, não encontrado na natureza.

Teoricamente ela pode, sim, se tornar um problema grave em caso de ingestão. Por outro lado, não existem muitos casos de gatos que ingeriram as bolinhas ou cristais.

Por via das dúvidas, vale ficar atento nos primeiros dias de uso, caso você opte por esse tipo de areia higiênica para seu gato.

Pontos fortes:

  • Maior aborção
  • Fica mais seca, não formando lama
  • Mais prática, pois exige uma manutenção menor do xixi

Pontos fracos:

  • Preço consideravelmente mais alto do que outras opções disponíveis
  • Algumas pessoas alegam que pode ser perigosa para os gatos
  • As bolinhas ou cristais muitas vezes podem grudar nas patinhas e serem espalhadas pela casa

Diatomita

Areia para gatos diatomita

A areia para gatos de diatomita costuma ser encarada como uma alternativa em relação à sílica. Isso porque, enquanto a sílica é sintética, a diatomita é encontrada direto na natureza.

Tecnicamente, a diatomita é um tipo de rocha sedimentar bastante porosa e absorvente. É formada pela precipitação e restos microscópicos de algas. O material é leve e sem cheiro. Absorve quatro vezes seu peso em líquido.

Por ser atóxica, com pH neutro e não formar pó, a diatomita não oferece nenhum perigo ou risco de contaminação aos gatos. Inclusive, ela é ótima para os felinos em pós-operatório.

É important eobservar que a diatomita, quando pura, é de cor branca. Se você ver algum produto com diatomina acinzetada ou de cores creme, isso é sinal de que o material está impuro, contendo argila ou cinza vulcânica, por exemplo.

Pontos fortes:

  • Boa absorção
  • Não forma lama
  • Indicada para gatos em pós-operatório, pois é uma substância 100% natural e que não forma pó

Pontos fracos:

  • Faixa de preço mais alta
  • Menos comum de ser encontrada

Areia para gatos ecológica

Por fim, chegamos ao tipo de areia para gato que é sustentável: as areias biodegradáveis.

Essa é uma opção excelente para quem está procurando a melhor solução não apenas para os felinos, como também para o meio ambiente. 

Estas areias higiênicas são produzidas em materiais totalmente vegetais, como madeira, palha, papel reciclado, cereais e outros resíduos vegetais. Por isso, são produto inteiramente recicláveis.

Ecologicamente falando, essas areias podem até mesmo ser descartadas no vaso sanitário. O único problema é que, ao contrário do que acontece outros países, no Brasil as  tubulações utilizadas nos banheiros costumam ser finas. Então, atualmente as próprias marcas indicam que se tome cuidado para não entupir as privadas.

Disponíveis em diferentes tamanhos, as areias para gato biodegradáveis são uma alternativa mais recente e que vem conquistando cada vez mais tutores. Certamente, são o tipo de areia cuja venda mais cresce no Brasil e no mundo.

Uma curiosidade é que, ao contrário do que se pode pensar, a areia para gato biodegradável tem um preço muito acessível e uma durabilidade alta. Por isso, em termos de preço, consegue competir até com as areias mais “simples”, digamos assim.

Ao mesmo tempo, devido à alta absorção, também compete com as areias que focam em qualidade, como as areias absorventes já apresentadas aqui neste post.

Enfim, não dá pra negar que se trata de uma opção bastante atraente.

Porém, os diferentes tipos de areia para gato biodegradável também possuem suas peculiaridades, então vale a pena conhecê-las mais a fundo.

Areia de cereais

As areias para gatos feitas de cereais podem variar de matéria-prima. As mais comuns são areias higiênicas de milho, mandioca e cana-de-açúcar.

Como podemos perceber, todas essas alternativas são feitas com substâncias naturais e vegetais. Além disso, os grãos costumam ser pequenos e macios, não machacando as almofadinhas dos gatos.

Quanto à absorção, é bastante alta, estando entre as melhores opções disponíveis no mercado. Atua muito bem na neutralização dos odores.

Assim como a maioria das areias, pode vir a grudar nas patinhas, porém não forma lama.

Pontos fortes:

  • Alto poder de absorção
  • Preço acessível
  • Biodegradável (ecologicamente correta)
  • Não forma lama
  • Indicada para todos os tipos de gatos, pois é 100% natural
  • Seus grãos são macios e não machucam as patinhas dos gatos

Pontos fracos:

  • Menos comum de ser encontrada
  • Pode grudar nas patinhas dos gatos, espalhando pela casa

Granulado higiênico de madeira

granulado de madeira

Entre as areias para gato, sem dúvida o granulado higiênico de madeira é a opção mais diferente — e possivelmente a mais inovadora!

Cada vez mais tutores de gatos vem adotando o granulado no banheirinho dos seus bichanos, e agora você vai entender o porquê. De fato, quando listamos os benefícios, o granulado higiênico é bastante surpreendente.

Primeiro, é interessante entender a origem desse produto, que é 100% natural. Ele é feito de madeira pinus de reflorestamento e não recebe nenhum aditivo químico, portanto é totalmente seguro e antialergênico para os gatos.

Funciona assim: as fábricas de móveis ou outras indústrias compram madeiras de reflorestamento, ecologicamente corretas, e precisam desses toras de madeira bem lisinhas. Então, nesse processo de beneficiamento da madeira, algumas lascas são retiradas das toras.

Essas lascas (chamadas de maravalhas) são então compradas pelas fábricas de granulado higiênico, que as transformam no granulado que é usado na caixinha dos gatos.

Diferença no uso do granulado higiênico de madeira para as outras areias de gatos

granulado de madeira para gatos petlets

Ao contrário das outras areias, que formam torrões, o granulado se dissolve e pode ser peneirado.

Aliás, o jeito indicado de usar o granulado higiênico de madeira é justamente com a caixa sanitária do tipo Furba, que atua como uma peneira.

Quando a madeira do granulado entra em contato com o xixi do gato, os grãos (granulados) se dissolvem e se transformam em uma serragem. Aí, se você estiver usando a caixa do tipo peneira, é só balançar um pouquinho e a limpeza já está feita. A serragem úmida passa para o compartimento de baixo, restando apenas o granulado limpo na caixa do gato.

E os sólidos? Bom, aí é só retirar com uma pazinha.

Como o granulado absorve até 7x o seu tamanho em líquidos, não precisa colocar muito na caixa — é só forrar o fundo. E a matéria-prima de madeira deixa um aroma bastante agradável no ar, ajudando ainda mais com a eliminação do odor.

A essa altura, talvez você esteja pensando que o granulado higiênico de madeira custa muito caro, mas é justamente o contrário. Ele é bem baratinho, e ainda por cima tem uma durabilidade bem alta. Ou seja, é certamente o melhor custo-benefício entre as areias para gato.

Pontos fortes:

  • O maior poder de absorção entre as areias (o granulado de madeira absorve até 7x o seu tamanho em líquidos)
  • É certamente a opção com melhor custo-benefício entre as areias, devido ao preço acessível, durabilidade e alta absorção
  • Alta durabilidade (por aumentar muito de tamanho, usa-se pouco granulado)
  • Biodegradável (ecologicamente correto)
  • Não forma lama
  • É a areia mais prática de limpar, desde que usada com a caixinha que peneira
  • Deixa um aroma naturalmente amadeirado no ar, bastante agradável

Pontos fracos:

  • Para aproveitar todos os benefícios do granulado, o ideal é ter a caixa com peneira, que é mais cara do que as caixas comuns (em torno de R$ 130)
  • Se não usada com a caixa indicada, pode grudar nas patinhas dos gatos
  • Alguns gatos podem não se adaptar ao granulado

Quadro comparativo – Areia para gatos

Para facilitar ainda mais o entendimento sobre as areias para gato, criamos um quadro comparativo com os critérios mais importantes. Confira!

Bentonita ArgilaSílicaDiatomitaAreia de cereaisGranulado de madeira
AborçãoMédiaMédiaAltaAltaAltaAltíssima
Eliminação do odorMédiaMédiaAltaAltaAltaAlta
Praticidade de limpezaRazoávelRazoávelBoaBoaBoaExcelente
É natural?SimSimNãoSimSimSim
Forma lama?SimSimNão forma lamaNão forma lamaNão forma lamaNão forma lama
Gruda nas patinhas?Pode grudarPode grudarPode grudarPode grudarPode grudarPode grudar
Faixa de preço$$$$$$$$$$$$
Relação custo x benefícioBoaRazoávelRazoávelRazoávelBoaExcelente
ObservaçãoRecomenda-se
utilizar a caixa
com peneira
(tipo Furba)
Areia para gatos – tabela de comparação

Conclusão: areia para gatos

Neste post você conheceu areias para gatos que agradam todos os gostos e bolsos. E como pudemos ver, atualmente existem opções que unem os pontos mais buscados pelos tutores de felinos: absorção dos líquidos, eliminação dos odores, preço acessível, praticidade para limpar e preocupação com o meio ambiente.

Agora, é hora de fazer a sua escolha: qual areia para gatos você vai utilizar daqui para frente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *